terça-feira, junho 21, 2005

 

Sobre a Propaganda - pequeno comentário

Num post aí já um pouco em baixo, afirmas ptolomeu que não sou propangandista, mas eu penso de modo diferente. Acho que a escrita, especialmente se formatada num pequeno post como estes são têm a tendência de se tornar numa pequena prosa coerente dentro de si própria, uma construção estética precisa que pode muito bem descambar em propagandas.

O objectivo não é contudo o propagandear uma mensagem como se ela fosse a salvação mundial. O importante é provocar um debate interior na mente do leitor. Uma convulsão e uma repulsa gerada pela agressividade do que está escrito. Esta repulsa vai criar. Criar uma reacção. Esta, para ser inteligente e descobrir o ponto que desmorona todo o pequeno edifício que é cada pequena "propaganda", terá de se contorcer sobre ela própria e olhar a carne do que somos feitos. Quanto mais perto do osso e da própria espinha nervosa conseguirmos escavar, maior o esforço, maior a contorção, mais longe conseguimos ir.

É que, qualquer sábio o sabe, não basta dizer como o outro: "não sei para onde vou, mas sei que não vou por aí". É preciso saber porquê. (e até onde ele vai, esse porquê!!)

Comments:
O desconstrutivismo é aceitável quando é usado para construir de novo, como o próprio Derridá afirma que Heidegger e mais uns quantos tótós na opinião dele fizeram. No fundo foi o que Einstein fez quando "desconstruiu" a noção de velocidade infinita e reduziu-a à sua verdade: ela é infinita quando igual a 300000km/s.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?