sexta-feira, novembro 17, 2006

 

Uma lufada de água quente



O arquitecto português Jorge Graça Costa ganhou a medalha de ouro do concurso internacional de design organizado pela Fundação Japonesa de Design, no valor de 10 mil dólares, segundo a Ordem dos Arquitectos.

Aconselho-vos a leitura da revista "Arquitectura & Construção" nº 39, no qual o projecto está representado em extensão. Sob o título de "mottanai" (termo japonês que significa reduzir, reutilizar, reciclar e reparar), o projecto vencedor é o desenho de uma casa bioclimática bastante simples, em forma de caixa suspensa com o sentido do vão (virado a sul) em comprido e com uma piscina a acompanhar toda a extensão do seu comprimento, quase à Souto Moura. A peculiaridade está no sistema "Through Wall" - "a rain water system for saving energy".

A ideia é genial e simplicíssima: a criação de uma parede de água, que funcione como uma parede de trombe, mas neste caso em que se aproveita a transparência do vão. Este tipo de janela é constituído por três panos de vidro. Entre o primeiro e o segundo existe um fluxo de ar (isolamento térmico), e entre o segundo e o terceiro existe ora um fluxo de água (inverno) ora um de ar (verão). A luz solar, que só incide no vão durante o inverno devido ao sombreamento bem desenhado, aquece a água que se encontra entre dois panos de vidro. Devido às características de inércia térmica da água, esta é capaz de "armazenar" o calor durante o dia para o libertar à noite.

O mais genial é que a água utilizada não é mais do que a da chuva, que depois de armazenada e posta em circulação nestes vãos, pode ainda ser reutilizada para rega, descargas sanitárias ou mesmo na piscina. Pequenos pormenores como a utilização da ventilação transversal para levar o ar mais fresco da piscina para dentro de casa não foram esquecidos.

O resultado é a redução de custos energéticos até ao máximo de 30%, a redução do consumo de água (até 50%) e, obviamente, a redução de emissões de carbono.

O sistema vai entrar em fase de desenvolvimento, e não posso esperar pelo resultado.


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?